Itens em bambu estão cada vez mais presentes na decoração de nossas casas. Cestos, bandejas, potes de mantimentos, potes de temperos, porta-talheres. Esses são apenas alguns dos itens mais procurados. Não só pela beleza e charme, mas também porque são ecológicos e possuem alta durabilidade.
Por que adotar cuidados especiais com meu item em bambu?
Os cuidados com seu item em bambu podem ser muito mais efetivos se feitos da maneira correta, já que apesar de ser durável, é preciso lembrar de que se trata de um material natural, e requer uma atenção especial para atingir sua máxima durabilidade. Para esclarecer isso, separamos algumas dicas para você.
Dica 1: limpeza adequada
Para limpar seu item, utilize água morna e sabão neutro. É altamente recomendado evitar qualquer produto químico agressivo, já que isso pode acabar danificando a superfície do objeto.
Após a lavagem, escolha um pano macio e seque cuidadosamente o item para evitar o acúmulo de umidade, rachaduras ou deformações. Além disso, é importante que jamais deixe o seu produto em imersão prolongada, pois isso também causa excesso de umidade e deformação do material.
Por fim, vale lembrar que não é recomendado guardar seu item de bambu quando estiver úmido. Sempre espere secar completamente antes de guardar.
Dica 2: hidratação e manutenção
Como dito no início do blog, o bambu é um material natural. Portanto, manter a hidratação das fibras aumenta (e muito!) a durabilidade do seu item. Mas cuidado com o que usa para hidratar! Óleo de cozinha não vale (risos).
O óleo mineral ou de coco são ótimos para isso, especialmente o mineral. Aplique uma fina camada de qualquer um dos dois óleos a cada 4 semanas e veja como o brilho e a hidratação do bambu se mantém! É o fim daqueles fiapinhos que podem começar a aparecer depois de certo tempo de uso do produto.
Além de manter o brilho, a hidratação também ajuda a evitar que o material seu rache ou quebre.
Como hidratar:
- escolha um pano limpo e seco;
- coloque um pouco do óleo;
- em movimentos circulares, aplique o pano com o óleo até que a superfície esteja completamente coberta.
- espere de 3 a 4 horas para que as fibras do bambu possam absorver bem o óleo, e retire o excesso com outro pano limpo e seco.
- Repita o processo a cada 4 semanas.
Dica 3: restaure seu item em bambu
Se os cuidados adequados não forem realizados, o bambu pode ressecar e rachar. Mas a restauração é possível e eu vou te ensinar agora mesmo como fazer. Anota aí:
1- escolha uma superfície plana e limpa, sem apoiar em panos. Uma mesa ou bancada de vidro/ mármore/ granito serial o ideal;
2- com uma lixa fina, lixe suavemente a área afetada;
3- em um recipiente pequeno, limpo e seco, misture o pó do bambu (isso mesmo, aquele pó que saiu enquanto você lixava) e um pouco (bem pouco!) de cola para madeira;
4- após obter uma espécie de massinha homogênea, aplique essa mistura na fissura e deixe secar por até 48h.
5- quando estiver totalmente seco, lixe suavemente até a superfície ficar lisa novamente.
Atenção: se o produto a ser restaurado tiver contato direto com os alimentos, sugerimos que não realize esse procedimento para evitar contaminação derivada da cola para madeira.
E aí, gostou das dicas? Sabia sobre esses cuidados? Compartilhe o blog com alguém que precisa dessas informações!